segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pequeno Bulsara

Em Zanzibar, na Tanzânia, tem uma região chamada Stone Town ou Cidade de Pedra. Dizem que, além de histórica, a cidade é lindíssima e por isso foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Filho de pais Indianos, Farrokh Bulsara nasceu nesta cidade da costa africana e foi educado em uma escola inglesa do outro lado do Már Arábico, na Índia, perto de Bombaim. 
Os conflitos políticos de sua terra natal fizeram com que Farrokh e sua família se mudassem para Londres quando ele ainda tinha 17 anos. Foi na Inglaterra que o jovem Bulsara conheceu seus parceiros de estrelato, mas o apelido pelo qual o mundo o conheceu ele já tinha ganhado fazia tempo - os primeiros a lhe chamar de Freddie foram seus colegas de classe, lá na Índia.
Para mim isso faz todo sentido. Eu acredito que o Freddie que os fãs do Queen conheceram é exatamente o mesmo menino que conviveu com as crianças daquela escola. Na infância nós somos o perfeito projeto do máximo que poderíamos ser, sem planejamento, rasuras ou marcas de borracha. O desafio é continuar crescendo e alimentando aquela chama sem ficar elaborando ou seguindo idéias, regras e atitudes que distorçam sua luz. Eu duvido que o Farrokh fosse capaz de fazer isso o tempo todo - para seus amigos, sua família, amores ou colegas de banda - mas para seus fãs, sim, ele conseguia! Em cima do palco Freddie Mercury e o pequeno Farrokh Bulsara eram apenas um e mais que chama: Um Sol em plena resplandecência!


Um comentário: